fbpx
TI
Sua empresa deve investir em Colocation?

Antes de tratarmos sobre o assunto de investimento, você sabe o que é o serviço de Colocation?
Colocation é a disponibilização de infraestrutura para hospedar servidores de sua empresa em um Data Center alugado. Pode ser interpretado como “colocação”, pois envolve o ato de colocar máquinas em um centro de dados externo.

O serviço de Colocation consiste em:

  • fornecimento de energia elétrica;
  • sistema de refrigeração;
  • controle de acesso;
  • detecção e combate a incêndio;
  • monitoração por Circuito Fechado de TV (CFTV);
  • supervisão e controle dos ativos de infraestrutura.

Ou seja, uma empresa busca esse serviço para preserva-se do alto grau de autonomia, mas sem ter de investir tempo e expertise na construção ou expansão de um Data Center.

Muitas empresas já têm apostado nesse serviço para construir novos ambientes de TI de forma rápida e com menos custos, sem a necessidade de se preocupar com questões de infraestrutura, disponibilidade, segurança e monitoramento.

O Colocation permite que a corporação tenha o total controle sobre o seu próprio servidor, dessa forma é possível configurá-lo para atender a todas as necessidades e logo em seguida enviar para o espaço do Data Center.

4 vantagens do serviço Colocation?

A opção Colocation possui diversas vantagens uma delas é um dos modelos mais econômicos e seguros do mercado, pois ele reduz a necessidade da empresa adquirir espaços físicos próprios, ter custos com manutenção e dispor de altos investimentos iniciais.  Além de ser um serviço que oferece toda estrutura necessária para que as empresas dar continuidade em seus processos, porém o ambiente alugado deve ser projetado e monitorado pelo fornecedor do serviço, tendo geradores de energia e todo o suporte necessário. Vamos conhecer as vantagens desse serviço:

1. Redução de custos

Uma das principais vantagens desse tipo de serviço é a economia de gastos com investimentos iniciais e equipamentos. As empresas conseguem manter um modelo de operação mais linear e previsível, sem a necessidade de arcar com despesas crescentes para aprimorar seu próprio Data Center. Além disso, a empresa não precisa se preocupar com gastos com largura de banda, segurança e equipamentos.

2. Segurança

As tecnologias desse fornecedor oferecem melhor segurança para as empresas contratantes, pois elas mantêm toda as aplicações em tempo real e on-line a todo momento. Por isso o contrato de serviço conta com fornecimento de energia, conexão dedicada, segurança física e logística, além do monitoramento constante.

3. Suporte

Os provedores do Colocation, disponibilizam para os clientes um suporte de 24 horas diário para que não ocorra nenhum problema. Além do fornecimento de energia constante e das linhas de transmissão como: geradores próprios e nobreaks, o suporte também auxilia nas várias redes de conexão e redes de sistemas backup.

4. Escalabilidade

Os serviços de Colocation tem uma demanda muito grande, por isso a escalabilidade é um ponto importante, um data center comum pode não saber lidar com essas situações. No Colocation, as empresas podem solicitar maior largura de banda para atender suas necessidades e as demandas de mercado.

O Colocation proporciona para as empresas uma experiência aprimorada para as empresas que buscam sistemas eficientes, de qualidade e com toda segurança.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *