fbpx
TELECOM INTERNET IX/BANDA PTT
ptt/ix

A Internet é essencial em nossas vidas, porém, pouca gente sabe realmente como funciona sua estrutura. Diferentemente do que muitos imaginam, a web não é uma rede única, que funciona de forma centralizada. Ela é um conjunto de redes que se interligam de forma autônoma. Uma das soluções utilizadas para essa ligação é o PTT/IX.

Quer entender mais sobre essa tecnologia? Então, continue a leitura!

Como funciona a Internet?

O termo internet é uma abreviação de “internetwork”, simplificando, é uma rede de redes. Não existe um ponto central para a Internet, ela é construída e distribuída pelos participantes, de forma autônoma. Qualquer computador pode se tornar um servidor, e qualquer dispositivo conectado pode se tornar um produtor de conteúdo. Esse conceito é chamado de Sistemas Autônomos (ASs).

O que seria uma rede de redes ou internetwork?

Como vimos, a Internet é uma rede criada e mantida por redes, que optam por se interligarem de comum acordo, utilizando as mesmas regras e protocolos.

Vamos supor que sua família seja ligada à área musical. Então, você cria uma rede com todos os dispositivos que estão em sua casa — computadores, smartphones, tablets etc — e vocês compartilham álbuns, textos e vídeos de música entre si.

Os seus vizinhos também resolvem criar uma rede com os dispositivos presentes na casa deles. Lá, eles são mais interessados na área de cinema e compartilham dados sobre o assunto.

Um dia vocês resolvem compartilhar os dados das duas. Para isso, criam um protocolo e regras para esse compartilhamento, assim, vocês criaram uma internetwork.

O protocolo se refere à forma como os dados serão transmitidos. Na Internet que utilizamos, os dados não são transferidos em blocos, ou seja, se você enviar uma música, por exemplo, ela será dividida em pacotes menores, que viajarão de forma independente e se juntarão na casa do destinatário.

No nosso exemplo, a interconexão da rede será feita de forma simples, por causa da proximidade entre as casas. Para termos essa conexão a nível macro, precisamos de uma estrutura bem mais elaborada.

O que é o PTT/IX?

Como vimos, a web é uma interconexão de redes. Para que ela funcione de forma rápida e eficaz, é necessária uma conexão direta entre todos os provedores. Mas esse tipo de conexão acaba sendo inviável, pois o custo é muito alto.

Pensando nisso é que foram criados os Pontos de Trocas de Tráfego (PTTs), que funcionam como hubs, nos quais os provedores podem conectar os seus servidores, permitindo o tráfego de dados além de maior velocidade e eficiência.

Como não poderia ser diferente, nos PTTs os provedores podem negociar livremente essa troca, ou seja, o sistema se autorregula. Quanto maior e mais bem estruturado for o PTT, melhor será a qualidade e a quantidade de dados que poderão ser transferidos, melhorando a eficiência na conexão entre computadores.

Quais são as vantagens do PTT/IX?

As vantagens são inúmeras para os provedores que se conectam a um PTT/IX, como maior velocidade na conexão direta, economia de tráfego e redução de custos.

Os provedores podem também vender conexões para outros provedores, melhorando a qualidade da conexão de prestadores de serviço que estiverem longe de regiões com esses hubs.

Além de aumentar o faturamento, é uma contribuição para o aumento da qualidade da internet do Brasil como um todo.

Ainda ficou em dúvida? Entre em contato conosco, nossa equipe está pronta para atendê-lo. Vamos criar uma parceria de sucesso!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.