fbpx
TELECOM HARDWARE E INFRAESTRUTURA WI-FI
infraestrutura para wi-fi seguro

Ter um Wi-Fi seguro na empresa vai garantir que o acesso às redes seja feito de forma segura e com escalabilidade garantida. Na maioria das empresas, porém, não é isso que vemos em prática.

Boa parte delas já tinha acesso à internet antes do advento das tecnologias wireless e apenas se adaptou à nova realidade, oferecendo uma opção adicional de acesso, e não uma infraestrutura que prioriza a conectividade sem fio.

Com isso, muitos problemas acontecem, como a frequente desconexão, a sobrecarga das redes — que resulta em velocidades mais baixas do que o esperado e em problemas de sinal — e vulnerabilidades de segurança.

Todavia, planejar uma infraestrutura de WiFi adequada não precisa ser um bicho de sete cabeças. Atente para os pontos abaixo para garantir que toda a sua equipe terá navegabilidade garantida pelas redes corporativas.

Avalie bem a demanda corporativa

Para contornar os problemas de conectividade mais comuns, será preciso reestruturar o WiFi da empresa, levando em consideração a quantidade de acessos e as necessidades da equipe.

O primeiro passo para garantir a cibersegurança e escalabilidade das novas redes é um estudo sobre como elas serão utilizadas. Faça as seguintes perguntas a si mesmo:

  • Como é feito o uso do WiFi corporativo? Que ferramentas, websites e softwares são críticos e quais são as velocidades de conexão mínimas para acessá-los de maneira adequada?
  • Qual é a área de cobertura do WiFi? Quantos metros quadrados são atendidos pela rede e quantas conexões são feitas dentro da empresa?
  • Quais são as condições ambientais? Há paredes separando os roteadores e as pessoas que precisam estar conectadas à internet? Há outros dispositivos que podem interferir no sinal da rede WiFi?
  • Quantos dispositivos estão em uso? Os colaboradores podem trazer seus próprios equipamentos, como computadores, celulares e tablets? Eles têm acesso à rede corporativa, ou só podem fazer login com dispositivos autorizados?

As respostas para essas perguntas são fundamentais para determinar quais são as tecnologias e ferramentas adequadas para criar uma infraestrutura de WiFi compatível com as necessidades do negócio.

Determine os locais da instalação do Wi-Fi seguro

Para obter um bom sinal de WiFi seguro, você deve entender que, quanto mais centralizados são os roteadores, melhor é a qualidade de sinal.

A área de cobertura esperada, a rede e a força do sinal emitido pelos equipamentos devem ser conhecidos para se fazer um mapeamento de rede adequado e entender como o cabeamento e a distribuição de sinal serão feitos e que equipamentos oferecerão melhor acessibilidade.

Invista em uma política de segurança clara

É a política de segurança da empresa que vai determinar o quão protegido o WiFi dela está.

Por isso, determine regras para que os usuários definam as próprias senhas e as atualizem periodicamente, certifique-se de que eles não compartilham o acesso a aplicativos em uma única conta e os instrua a respeito dos perigos de conectar dispositivos não seguros nas redes.

Um simples pen drive infectado pode causar problemas de longo prazo para a empresa se for plugado em um computador conectado ao WiFi corporativo.

Programe manutenções de infraestrutura

Por fim, você não pode esquecer que, assim como acontece com outras tecnologias, redes precisam ser mantidas para que funcionem bem.

Faça tanto manutenções preventivas — em um intervalo predeterminado —, a fim de garantir a durabilidade dos equipamentos adquiridos, quanto corretivas, sempre que notar reduções nas velocidades de acesso e problemas com máquinas em particular.

Invista em monitoramento para entender o quão satisfatório é o acesso à internet dentro da empresa e se o responsável pelos problemas não é o mau uso.

Esse monitoramento vai ajudar você a entender, por exemplo, quais departamentos precisam de mais largura de banda ou quais estão acessando ferramentas que não são necessárias para o funcionamento do negócio — como o download de arquivos de mídia como vídeos e áudios — e prejudicando o acesso para os demais.

Ter segurança e escalabilidade no WiFi corporativo não é impossível e está ao alcance da sua empresa, desde que ela institua algumas medidas simples como as mencionadas aqui. O acesso wireless se tornou fundamental para a maioria dos negócios, e medidas protetivas vão ajudar você a usar esse recurso de maneira eficiente.

Leia mais sobre Wi-Fi seguro corporativo em nosso blog!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.