fbpx
TELECOM INTERNET VOZ
6 dicas para reduzir custos com Telecom e T.I

Uma das questões mais importantes e discutidas em uma empresa é sobre reduzir custos com Telecom e nos processos internos e na produção dos produtos ou serviços, olhando para o lado tecnológico essa questão não fica atrás e é de extrema importância, para as empresas sobreviverem nos momentos de crises visto que desde 2020 estamos vivenciando um mercado volátil e que economizar e evitar custos é um ponto chave para avançar no mercado e evitar a falência.

Sendo assim, não vale poupar esforços na área de tecnologia e comunicação, precisando reavaliar os processos em todas as áreas para identificar aquelas brechas onde os gastos podem ser evitados.

A TI e a Telecom são responsáveis por alguns dos maiores gastos de uma organização, elas também precisam passar por uma avaliação criteriosa que diga quais custos são realmente necessários para a sua operação e quais devem ser evitados.

Neste artigo listamos algumas das principais práticas que podem gerar economias significativas nessas duas áreas e manter sua empresa competitiva no mercado.

Como reduzir custos com Telecom

Visando a redução de custos no Telecom, pontuamos pontos chaves para verificação e revisão.

1. Faço um levantamento de informações dos seus gastos

Para reduzir custos em Telecom, você deve levantar todas as informações dos seus gastos visíveis e introduzidos em seus processos interno, como por exemplo: todos os dados de contratos, faturas, lista de compras entre outras informações, em um mesmo canal, outra dica é usar um bom software de gerenciamento para não se perder com planilhas ou com um livro-caixa.

2. Verifique todas as faturas e os valores investidos

Geralmente encontramos faturas com erros de cobrança das operadoras. Sendo assim é essencial rever suas contas constantemente e ter certeza de que o que está sendo cobrado está de acordo com o contrato. Após analisar todas as contas você tem o direito de pedir ressarcimento dos valores pagos indevidamente em algum período selecionado após seus relatórios.

3. Implementação de políticas internas

O mau uso dos dispositivos de telefonia e comunicação da empresa por parte dos funcionários também é um grande vilão dos gastos em Telecom.

Em  grandes corporações, onde existe um grande volume de colaboradores e processos a falta de informação e indicação de usabilidade pode gerar gastos e desperdícios com os produtos de telefonia e comunicação, visto que não ter uma orientação poderia gerar menos custos com equipamentos e pessoas, implementar uma política de uso clara e direta para os colaboradores, prevê redução de custos em telefonia, equipamentos de comunicação e Telecom, e principalmente em T.I, após toda essa implementação de politica de uso você poderá reduzir os custos da sua empresa.

Como reduzir os custos em TI

4. Avalie os sistemas utilizados

Comece avaliando os sistemas utilizados, tanto de software, quanto de hardware. Programas antigos ou obsoletos, que não atendem às necessidades da empresa, podem gerar um gasto muito alto para o seu negócio.

Um hardware antigo pode atrapalhar a fluidez dos processos e interrompa as atividades da sua empresa fazendo assim ter custos desnecessários.

5. Automatize suas operações

Algumas tarefas apresentam uma certa repetição e para que sejam otimizadas e sua qualidade garantida, é preciso automatizá-las.

A automação dos seus processos em TI irá trazer maior eficiência para as atividades da empresa, além de corrigir erros humanos e permitir o diagnóstico de possíveis falhas com uma precisão maior.

6. Adote a terceirização de serviços

Uma das maiores fontes de redução de custos em TI é a terceirização de serviços.

Pois contar com o apoio de uma equipe especializada permite não só que os processos sejam otimizados, como também que seus times internos foquem nos processos e rentabilidade da sua empresa.

Essas simples medidas são os primeiros passos para um gerenciamento de TI e Telecom eficaz capas de reduzir custos desnecessários para o seu negócio, além de garantir a sobrevivência da empresa no atual cenário de turbulência econômica, como também a preparação de um solo fértil para otimizar os lucros.

Para resolver seus problemas com T.I e Telecom entre em contato com a G2 e faça já o seu orçamento para automatizar todos os processos de telefonia e comunicação da sua empresa.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.